quinta-feira, 26 de março de 2009

O que o povo anda fazendo, ao invés de só ler?





O primeiro marketing usado para impulsionar a venda de bíblia foi o acréscimo da palavra "Sagrada", logo depois que ela começou a ser traduzida pelo Tio Manual Joaquim 'portuga'.




O segundo marketing foi na Europa, no portal de entrada para a cidade da Transilvânia, com um outdoor dizendo: "Para tua segurança, antes de entrar compre uma bíblia". Alegavam que tê-la expulsava vampiros, já que ela era "Sagrada" e seres não sagrados têm alergia de coisas do tipo. Cada país teve sua adaptação. Aqui no Brasil, expulsavam Lobisomens e, em alguns casos, Sacis-Pererê. Nos EUA, tentaram lançar a moda com o exorcismo, mas no cinema não deu muito certo. A monstrenga até vomitava, mas nécas.












O terceiro, e o mais recente, foi aderir junto à bíblia “coisinhas” que fariam o leitor entreter-se enquanto lia. Como exemplo, os teólogos que anexavam suas notas nos rodapés (vide Thompson, Sheed, etc). Tem uma que vem em cores, e cada cor significava uma coisa. Há uma para Mulheres, outra para jovens, viúva, pobre, rico, Pra Noiva... até criança que não sabe ler tem uma.


E pensar que a igreja primitiva não tinha nada pra ler. Era tudo baseado no relacionamento com Deus e com os Irmãos. Repartiam tudo que tinham, comiam, festejavam, curavam, construíam, respeitavam-se, beijavam-se e abraçavam-se. Quando sobrava tempo, comentavam das coisas que tinham ouvido falar e lido. Aliás, os que sabiam ler até liam, mas isso não era a base da igreja.


Hoje, 80% a 90% das bíblias vendidas são pra tudo (vide: http://conteudo.arcauniversal.com/2009/03/02/drogas-dentro-da-biblia/), menos para serem estudadas, analisadas e compreendidas. Seja pelo contexto histórico, baseando o entendimento, ou em busca do Espírito Santo de Deus para que tudo possa ser compreendido de forma verossímil.


Pesquisas científicas (For the Bibles Tells me So) que atribuem à Bíblia o apelido de "Arma Sutil", na qual Homens rendem em seu poder tribos (catequização de Índios), populações e grandes grupos de pessoas por único motivo: o antropocêntrico de dominação. Ainda levantam hipóteses de que atitudes assim deixaram seqüelas como fobias e discriminações Violentas (Apartheid). Não me impressionou muito saber destas coisas, pois uma vez li nela mesma advertindo que Ela é perigosa como "Uma Espada de Dois Gumes".


Embora, em meio a tantos contratempos, eu gosto muito de ler a bíblia, assim como outros livros também, mas com conteúdo, com logística, com técnica e sabedoria vinda dos Céus (eu creio nela).


A imagem engana muito. Conhecer a verdade é o mesmo que saber porquê aquela imagem está refletindo daquele jeito aos teus olhos. A bíblia é assim também. Preciso entender a razão dela. Conter aquelas coisas escritas e porque estão lá.


Nunca acredite no abraço afável e no delicioso sorriso de um vendedor numa loja. Jamais pense que é verdade o que falam nas propagandas políticas. Nunca ache que a tua vida vai ocorrer a mesma coisa que acontece na vida de 'mocinhos' e 'mocinhas' das novelas. Em muitos casos, se você é virgem, moça, e está aos “amassos” com teu namorado, duvide bastante quando ele vier com aquela historinha de que 'Te Ama Muito'. É mentira quando falarem que o sindicato conseguiu algum benefício pra você, pobre proletariado. Operadora de celular quer te fazer gastar com uma coisa que você não precisa, e jamais está ao teu lado, como diz as propagandas.


Ah, as propagandas... puro Marketing.


E, depois disto, só quero convencer-lhe de uma coisa escrita lá que não precisa muito de miolos pra entender que é verdade: "Jesus chorou".


- Baseado no tópico da comunidade “Jesus e meus 20 e poucos anos” chamado: “A Bíblia foi escrita por Stephen King?”


Link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=89166&tid=5313726907200868526


TARCÍSIO MARCHIORI JUNIOR

CORRIGIDO E REVISADO POR VINÍVIUS MORAES

domingo, 1 de março de 2009

O que é ter uma boa visão?

É não estar preso à 4 paredes. É união. É poder olhar para todas as direções como o bom samaritano. É olhar e se importar com o que está acontecendo; como um cidadão que preza pela condição humana alheia; é se importar com os problemas sociais graves que lhe cerca.

A grande problemática que enfrentamos é que muitas vezes consideramos aquele "animal", genericamente parecido conosco, como um ser inferior. E por causa disto não conseguimos imaginar que o tal ser carrega sobre si a mesma capacidade de sofrer as mesmas coisas que cada um sente.

Uma vez escutei uma canção que dizia assim: "Mostramos diferenças, mas somos tão iguais. Sorrimos e choramos pelos mesmos ideais. Qualquer lugar de norte ao sul, sementes vão brotar. (...) Quando o homem descobrir que o amor é o dom maior, talvez possamos dividir um mundo bem melhor."

Na faculdade tive um professor de planejamento que lecionou algumas táticas para firmar parcerias. Grandes empresas sucedidas atribuem uma porcentagem considerável dos lucros em atos de desenvolvimento social (um nome bonito para "fazer caridade"). Com isto, conseguem atrair investidores internacionais, pois é um dos requisitos para determinar qual empresa que vão apoiar, patrocionar ou até mesmo investir capital.

A mensagem é clara. Fazer o bem faz bem. Você deixa de ser aquela insignificante pessoa para virar o doador, bem-feitor, caridoso, padrinho, salvador da pátria, etc. Não existe nada melhor do que ser bem visto na sociedade. Embora o retorno financeiro seja de sobremodo frustrante. Afinal, a fonte de todo o êxtase da felicidade não reside no dinheiro. A alma, quando se sente bem tratada, tem a capacidade de desejar, ao indivíduo-bem-visto, boas energias. Ao contrário do egoísmo. Tratar alguém com egoísmo, desprezo, insensibilidade sempre acarreta num feedback nada agradável.

- Oi, desculpa o incômodo? Vi que o senhor não vai comer a metade desta pizza. Será que não poderia mandar embalar para eu comer com a minha esposa, em casa? - pede um pobre desempregado ao cidadão limpando os dentes, na parte externa do salão vazio de uma pizzaria.
- Não. Já pedi pra levarem pra dentro. Vou levar pros cachorros. - responde o cidadão ao pobre, cansado e sofredor brasileiro da má distribuição de renda.
O afortunado se afasta com o sorriso-treinado-para-entrevista-de-empregos e sob silêncio deseja com toda a alma: Tomara que a mão dele seque.

Sobre a questão teológica que "Colhemos o que plantamos", para quem é ateu, baseia-se apenas no que Isaac Newton disse em uma de suas leis físicas: "Toda ação causa uma reação". ou no que minha avó popularmente aprendeu com seus mais de meio século vividos: "Êta povo macumbeiro!".

Para que a tua visão possa funcionar ao teu favor, transfere este coração de pedra (que foi introduzido durante o processo evolutivo pelo o demônio do capitalismo selvagem) para um coração de carne, igual a este que veio conosco desde o princípio. Assim desaparecerá o brilho de sifrão do$ teu$ olho$ e conseguirá ter uma genuína visão para qual foi determinado.


- Inspirado na palestra do Pastor João Brito, na Igreja Evangélica Batista de Vitória, no dia 01/03/2009

TARCÍSIO MARCHIORI JUNIOR
CORRIGIDO E REVISADO POR VINÍCIUS MORAES