domingo, 1 de março de 2009

O que é ter uma boa visão?

É não estar preso à 4 paredes. É união. É poder olhar para todas as direções como o bom samaritano. É olhar e se importar com o que está acontecendo; como um cidadão que preza pela condição humana alheia; é se importar com os problemas sociais graves que lhe cerca.

A grande problemática que enfrentamos é que muitas vezes consideramos aquele "animal", genericamente parecido conosco, como um ser inferior. E por causa disto não conseguimos imaginar que o tal ser carrega sobre si a mesma capacidade de sofrer as mesmas coisas que cada um sente.

Uma vez escutei uma canção que dizia assim: "Mostramos diferenças, mas somos tão iguais. Sorrimos e choramos pelos mesmos ideais. Qualquer lugar de norte ao sul, sementes vão brotar. (...) Quando o homem descobrir que o amor é o dom maior, talvez possamos dividir um mundo bem melhor."

Na faculdade tive um professor de planejamento que lecionou algumas táticas para firmar parcerias. Grandes empresas sucedidas atribuem uma porcentagem considerável dos lucros em atos de desenvolvimento social (um nome bonito para "fazer caridade"). Com isto, conseguem atrair investidores internacionais, pois é um dos requisitos para determinar qual empresa que vão apoiar, patrocionar ou até mesmo investir capital.

A mensagem é clara. Fazer o bem faz bem. Você deixa de ser aquela insignificante pessoa para virar o doador, bem-feitor, caridoso, padrinho, salvador da pátria, etc. Não existe nada melhor do que ser bem visto na sociedade. Embora o retorno financeiro seja de sobremodo frustrante. Afinal, a fonte de todo o êxtase da felicidade não reside no dinheiro. A alma, quando se sente bem tratada, tem a capacidade de desejar, ao indivíduo-bem-visto, boas energias. Ao contrário do egoísmo. Tratar alguém com egoísmo, desprezo, insensibilidade sempre acarreta num feedback nada agradável.

- Oi, desculpa o incômodo? Vi que o senhor não vai comer a metade desta pizza. Será que não poderia mandar embalar para eu comer com a minha esposa, em casa? - pede um pobre desempregado ao cidadão limpando os dentes, na parte externa do salão vazio de uma pizzaria.
- Não. Já pedi pra levarem pra dentro. Vou levar pros cachorros. - responde o cidadão ao pobre, cansado e sofredor brasileiro da má distribuição de renda.
O afortunado se afasta com o sorriso-treinado-para-entrevista-de-empregos e sob silêncio deseja com toda a alma: Tomara que a mão dele seque.

Sobre a questão teológica que "Colhemos o que plantamos", para quem é ateu, baseia-se apenas no que Isaac Newton disse em uma de suas leis físicas: "Toda ação causa uma reação". ou no que minha avó popularmente aprendeu com seus mais de meio século vividos: "Êta povo macumbeiro!".

Para que a tua visão possa funcionar ao teu favor, transfere este coração de pedra (que foi introduzido durante o processo evolutivo pelo o demônio do capitalismo selvagem) para um coração de carne, igual a este que veio conosco desde o princípio. Assim desaparecerá o brilho de sifrão do$ teu$ olho$ e conseguirá ter uma genuína visão para qual foi determinado.


- Inspirado na palestra do Pastor João Brito, na Igreja Evangélica Batista de Vitória, no dia 01/03/2009

TARCÍSIO MARCHIORI JUNIOR
CORRIGIDO E REVISADO POR VINÍCIUS MORAES

3 comentários:

  1. Oi Tarcísio!

    Uma boa visão, um bom caráter, a bondade incondicional e desinteressada.
    Tudo isso é raro de se encontrar.
    Geralmente, as pessoas 'fazem o bem' motivadas pelo reconhecimento ou o que ganharão em troca.
    É uma pena, pois o bem praticado de forma genuína seria como um efeito dominó, beneficiando a todos que tivessem essa atitude.

    Um abraço! :)

    Raife

    ResponderExcluir
  2. O porém disso tudo está no nosso não treinamento em ver boas ações, quando acontece, ou quando fazemos não esperamos nada em troca ou não procuramos um olhar interessado em volta; a bondade é nossa, da alma, quando não acontece, é um desvio que qualquer um comete o tempo todo, ou outros de natureza ruim podem até cometer alguns outros atos bons. Sempre penso que tem dias que sou quase um mensageiro da paz, e tem dias que me porto como um possuído do mal.
    E toca a vida!

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sim, Junior, com certeza, fazer o bem faz bem... contudo, o "bem" às vezes também é dar um não... aprendi isso criando filhos.
    Impor limites, podar, tudo isso pode ser necessário para que uma personalidade se desenvolva; e muitas vezes dói mais em quem diz o não do que em quem o recebe. Mas no geral, concordo, como discordar?

    ResponderExcluir