quinta-feira, 26 de março de 2009

O que o povo anda fazendo, ao invés de só ler?





O primeiro marketing usado para impulsionar a venda de bíblia foi o acréscimo da palavra "Sagrada", logo depois que ela começou a ser traduzida pelo Tio Manual Joaquim 'portuga'.




O segundo marketing foi na Europa, no portal de entrada para a cidade da Transilvânia, com um outdoor dizendo: "Para tua segurança, antes de entrar compre uma bíblia". Alegavam que tê-la expulsava vampiros, já que ela era "Sagrada" e seres não sagrados têm alergia de coisas do tipo. Cada país teve sua adaptação. Aqui no Brasil, expulsavam Lobisomens e, em alguns casos, Sacis-Pererê. Nos EUA, tentaram lançar a moda com o exorcismo, mas no cinema não deu muito certo. A monstrenga até vomitava, mas nécas.












O terceiro, e o mais recente, foi aderir junto à bíblia “coisinhas” que fariam o leitor entreter-se enquanto lia. Como exemplo, os teólogos que anexavam suas notas nos rodapés (vide Thompson, Sheed, etc). Tem uma que vem em cores, e cada cor significava uma coisa. Há uma para Mulheres, outra para jovens, viúva, pobre, rico, Pra Noiva... até criança que não sabe ler tem uma.


E pensar que a igreja primitiva não tinha nada pra ler. Era tudo baseado no relacionamento com Deus e com os Irmãos. Repartiam tudo que tinham, comiam, festejavam, curavam, construíam, respeitavam-se, beijavam-se e abraçavam-se. Quando sobrava tempo, comentavam das coisas que tinham ouvido falar e lido. Aliás, os que sabiam ler até liam, mas isso não era a base da igreja.


Hoje, 80% a 90% das bíblias vendidas são pra tudo (vide: http://conteudo.arcauniversal.com/2009/03/02/drogas-dentro-da-biblia/), menos para serem estudadas, analisadas e compreendidas. Seja pelo contexto histórico, baseando o entendimento, ou em busca do Espírito Santo de Deus para que tudo possa ser compreendido de forma verossímil.


Pesquisas científicas (For the Bibles Tells me So) que atribuem à Bíblia o apelido de "Arma Sutil", na qual Homens rendem em seu poder tribos (catequização de Índios), populações e grandes grupos de pessoas por único motivo: o antropocêntrico de dominação. Ainda levantam hipóteses de que atitudes assim deixaram seqüelas como fobias e discriminações Violentas (Apartheid). Não me impressionou muito saber destas coisas, pois uma vez li nela mesma advertindo que Ela é perigosa como "Uma Espada de Dois Gumes".


Embora, em meio a tantos contratempos, eu gosto muito de ler a bíblia, assim como outros livros também, mas com conteúdo, com logística, com técnica e sabedoria vinda dos Céus (eu creio nela).


A imagem engana muito. Conhecer a verdade é o mesmo que saber porquê aquela imagem está refletindo daquele jeito aos teus olhos. A bíblia é assim também. Preciso entender a razão dela. Conter aquelas coisas escritas e porque estão lá.


Nunca acredite no abraço afável e no delicioso sorriso de um vendedor numa loja. Jamais pense que é verdade o que falam nas propagandas políticas. Nunca ache que a tua vida vai ocorrer a mesma coisa que acontece na vida de 'mocinhos' e 'mocinhas' das novelas. Em muitos casos, se você é virgem, moça, e está aos “amassos” com teu namorado, duvide bastante quando ele vier com aquela historinha de que 'Te Ama Muito'. É mentira quando falarem que o sindicato conseguiu algum benefício pra você, pobre proletariado. Operadora de celular quer te fazer gastar com uma coisa que você não precisa, e jamais está ao teu lado, como diz as propagandas.


Ah, as propagandas... puro Marketing.


E, depois disto, só quero convencer-lhe de uma coisa escrita lá que não precisa muito de miolos pra entender que é verdade: "Jesus chorou".


- Baseado no tópico da comunidade “Jesus e meus 20 e poucos anos” chamado: “A Bíblia foi escrita por Stephen King?”


Link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=89166&tid=5313726907200868526


TARCÍSIO MARCHIORI JUNIOR

CORRIGIDO E REVISADO POR VINÍVIUS MORAES

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu assim, eu entrei no teatro capixaba para adicioná-lo e vi seu nome que muito me chamou a atenção "Hóspede Póstumo" ai curiosa como sou, vim dar uma espiadinha e foi amor a primeira vista. rsrs Adorei seus textos, o sarcasmo.
    Parabéns, te seguirei.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei das histórias bíblicas, principalmente do Primeiro Testamento. Acho que em todas há algo construtivo a ser aprendido.
    É preciso ter discernimento para entender que essas histórias passam suas mensagens através de linguagem figurada, mas nem por isso deixam de ser muito positivas.
    Há tempos que não leio; está aí uma lembrança para reler a Bíblia.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Como digo sempre a vc, gosto muito da forma inteligente e da linguagem riquíssima que vc usa em seus textos, e esse não é diferente.
    O estudo crítico da palavra de Deus é indispensável, e deve haver muita gratidão para com aqueles que gastaram a vida a aplainar a estrada para uma sempre melhor compreensão do texto DIVINO, mas isso não esgota o sentido da Escritura; é necessário, mas não suficiente.
    Creio que algumas coisas têm contribuído para a banalização do uso das escrituras e um delas é o fundamentalismo, pois tomar tudo que se lê na Bíblia ao pé da letra, sem nenhuma reflexão hermenêutica não é o melhor caminho a se trilhar.
    Outro seria parar e transformar a leitura pessoal da palavra de Deus em uma leitura "impessoal". Este perigo é muito forte hoje, sobretudo nos locais de formação acadêmica.

    ResponderExcluir
  5. A contemplação da Palavra nos traz de tal modo os dois conhecimentos mais importantes para avançar sobre a estrada da verdadeira sabedoria: o conhecimento de si e o conhecimento de Deus.
    "Que eu conheça a mim e que conheça a ti; que eu me conheça para humilhar-me que conheça a ti para amar-te”. Santo Agostinho.
    Além de que para verificar o estado pessoal de nossa alma.
    A BÍBLIA A PALAVRA DA VERDADE, PORQUE É ASIM QUE CREIO, nos pode servir para revelar a situação espiritual de grande parte da sociedade moderna diante de Deus. É como uma daquelas fotos com raios infravermelhos tiradas por um satélite artificial que revelam um panorama totalmente diverso do habitual, observado à luz natural.

    ResponderExcluir
  6. Também este nosso mundo, orgulhoso por suas conquistas científicas e tecnológicas (como os laodicênios eram de sua fortuna comercial), sente-se satisfeito, rico, sem necessidade de ninguém, nem de Deus.
    É necessário que alguém o faça conhecer o verdadeiro diagnóstico de seu estado: "Não passas de um infeliz, um miserável, um pobre, cego e mudo". Necessita que alguém grite!
    A palavra de Deus assegura a toda alma que o deseja uma fundamental, e em si infalível, direção espiritual. Existe uma direção espiritual, por assim dizer, ordinária e quotidiana que consiste em descobrir o que Deus quer nas diversas situações nas quais o homem, por si só, vem a encontrar na vida.
    Tal direção é assegurada pela meditação da palavra de Deus acompanhada da unção interior do Espírito que traduz a palavra em boa "inspiração" e a boa inspiração em resolução prática. É isto que exprime o versículo do salmo tão querido pelos amantes da Palavra: “Lâmpada para os meus passos é a vossa palavra, luz sobre meu caminho.
    119-5
    Há uma diferença enorme entre o livro simplesmente lido ou estudado e o livro engolido.
    As palavras de Deus, sob ação atual do Espírito Santo, tornam-se expressão da vivente vontade de Deus para mim. A obediência à palavra de Deus é a obediência que podemos fazer sempre. De obediência a ordens e autoridades visíveis, entendida em fazer somente aqui e agora, três ou quatro vezes em tudo na vida, trata-se de obediências sérias; mas de obediências à palavra de Deus tem que ser uma a cada momento.
    Por isso na minha pequenez, e fraco homem como sou, preciso da palavra, ela me alimenta, e mostra o caminho pra que não erre a estrada, se errar cair, tento me levantar, afinal o cair é meu mas o levantar é DELE. Quero acertar o alvo, JESUS!

    ResponderExcluir
  7. A verdade está ai pra quem quiser conferir: "meus adoradores me adorarão em espírito e em verdade". Isto é incontestável. Cristo não precisou instruir sua igreja baseada em escrituras. Ele ensinou apenas seus fiéis a se relacionarem.
    .
    A minha fé não é mastigada por terceiros.
    .
    A minha fé será fruto do meu relacionamento com o Superior com terceiros. Isto é o cristianismo puro.
    .
    Obrigado pela participação, Anônimo.

    ResponderExcluir