sábado, 11 de agosto de 2012

Aluno Superior

"Um aluno tolo é como se fosse uma argola de ouro pendurada em um focinho de porco", assim pensa, mais ou menos, o povo judeu. Claro que o provérbio diz, literalmente, da mulher de grande beleza, porém tola, cuja seria como um objeto muito valioso em um lugar de pouco valor. Embora isso seja apenas um comparativo, ainda neste sentimento, gostaria de pedir a tua licença para fazer umas observações. 

Se estamos falando de aluno, tratemos-o como "acadêmico". Se este investe todo o seu tempo estudantil desmotivado e desinteressado, seja por "n's" motivos, não importa onde esteja, seja em instituição de ensino de conceito "A" no MEC ou não, vai sempre levar à ruína a instituição em que estuda e 'pode' colocar em risco a desenvoltura de toda a sua turma. Já o indivíduo que, não obstante, seja interessado, e por proatividade, faz esforços descomunais para assimilar todo o conceito de ser um bom profissional, correndo atrás dos melhores estágios e posições acadêmicas, dará a faculdade que ensina, boa reputação.



Além do mais, faculdade que não atende a todos os requisitos propostos pelos órgãos competentes, além de não receberem alvará de funcionamento, também não obterão autorização para funcionamento como instituição de ensino, portanto, acredito que se existem faculdades precárias a culpa, ao todo, não é do dono da instituição, que oferece um serviço ruim, mas sim daquele que investe seu futuro se posicionando a favor do que é oferecido, ao invés de se impor. Entretanto, quando esta instituição é sorteada com alunos inquisidores, eles mesmos farão com que as coisas aconteçam. Volto a repetir que é o "aluno superior" que deve se respeitar como objeto dourado se colocando como um artigo de valor. É ele que tem que denunciar-se como consumidor lesado. Pra ser sincero, acho meramente falsa a ideia de atribuir o descaso do aluno à instituição de ensino. Me atrevo a dizer que é desculpa desconexa, em que o aluno atribui todo o seu péssimo rendimento à faculdade teoricamente em estado defasado.

No âmbito privado, existem muitas faculdades que procuram pelos alunos com alto potencial de pagar a mensalidade em dia do que motivar alunos com alto potencial. Em vista disso, não devo me considerar inferior por ter-me graduado na A e você na B, apenas pelos seus "re-nomes". O mundo está muito corrupto pra eu acreditar que é vantagem pra eu lugar pra obter uma "tal etiqueta". Ser um aluno tolo é acreditar que ele é um consumidor de ensino pronto e mastigado. Mas o estudante competente, é aquele que faz do ensino uma arte de melhorar o que está em sua volta.

"Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa, que se aparta da razão." Provérbios 11:22


TARCISIO MARCHIORI JUNIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário