segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

(É muito bom se sentir em casa, olhem que coincidência ...)

Ana Amélia Erthal disse que “o indicativo de erudição não é mais equivalente à quantidade de livros lidos na prateleira”. Disse também que graças a Internet, os usuários estão lendo e escrevendo muito mais do que antes dela existir. Então, participar ativamente do Orkut ajuda no processo da evolução da saúde mental, pois além de ler, produzir textos também faz parte. Eu, por exemplo, participo de uma comunidade chamada "Jesus e meus 20 e poucos anos", onde as pessoas levantam temas que valem à pena serem lidos e discutidos. Esta comunidade me chamou muito a atenção. A descrição dela possui um trecho copiado de um livro:

"Deixe-os discutir se o "Amor", o celibato, velas no altar, a abstinência de
álcool ou a educação são 'bons' ou 'ruins'. Será que você não percebe que não
existe uma resposta?
Nada importa, exceto a tendência que o estado de espírito
terá para deixar um paciente mais próximo do Inimigo ou mais perto de nós."
(Fitafuso a Vermebile em Cartas de um Diabo a seu Aprendiz - C.S. Lewis)


Depois de algum tempo de ter entrado na comunidade, e também ter achado super
interessante o dono ter citado uma frase de um escritor que admiro muito (o que me fez praticamente me sentir em casa), resolvi refletir sobre a tal frase. Ou seja, fui fazer o exercício sem o incentivo do picolé. E gostaria muito de incentivá-los também.


Descobri algo excêntrico! O que "caga" o resultado da maioria das nossas decisões é a variação brusca do nosso Estado de Espírito. O que seria o Estado de Espírito? São os nossos desejos. O que “caga” tudo é justamente que estes desejos “sobrepõem os fatos reais” e nos fazem vítimas das decisões no qual não convém com aquilo que temos certeza do que é certo.

Ficou complicado?

Então, vou dar exemplos:

Há uma coisa no qual crescemos sabendo que é certo: "bater no nosso coleguinha é errado". Mas, quando chegamos a ser adultos, vemos o mundo de forma diferente e isto acarreta nas nossas emoções, pois nosso espírito cria estados emotivos. Motivos no qual fazem agente perder a razão. Embora saibamos e temos certeza que "bater no nosso amiguinho" seja algo terrível, emocionalmente (espiritualmente) conseguimos não mais ver todas as pessoas como "amiguinhos". Acontece que quando temos a oportunidade de arremessar os dois sapatos no ex-presidente Bush, não pensamos duas vezes.

Só paramos pra perceber o que fizemos quando "respiramos a realidade novamente". Ai já é tarde. Colocaram-nos numa cela cheia de criminosos de verdade! É neste momento que perdemos qualquer hipótese de viver no céu. Você é espancado, torturado, enfiam coisas em você... enquanto Vermebile (personagem que expliquei mais acima) recebe uma estrelinha na testa por ter aprendido muito bem a lição com Fitafuso (outra personagem que expliquei também mais acima). É só lhe dar motivos pra lhe irritar que você perde a razão e vai parar no inferno.

Há outros fatores também que eu gostaria de citar que modulam bastante nosso estado de espírito e Vermebile já fez doutorado nesta área. A religiosidade, por exemplo, é uma ferramenta importantíssima para nos intoxicar e fazer uma merda que spray de Glade algum consegue mascarar. A recente notícia assustadora de que um dos templos da Renascer teve seu teto desabando sobre os fiéis durante o ato litúrgico. Até o exato momento (dia 19/01/2009 - 14:09), nove fiéis morreram e muitos ficaram feridos. Você acredita que existe gente que perde o tempo questionando a existência de Deus por causa disto? E outras pessoas começam a imaginar que tudo que aconteceu é castigo que Deus arquitetou pelos milhões de dólares que a bispa e outros líderes roubaram e blá, blá, blá?

Como pensar e raciocinar livremente são direitos constitucionais, não quero censurar ninguém! E até acho a censura inimiga da liberdade. Mas vamos colocar a cabeça pra pensar. Emocionalmente e pela religiosidade queremos culpar a Deus, o diabo e os outros pela “coisa que fedeu” naquele templo. O oposto do estado de espírito é o iluminismo, e a razão é o antídoto pra resolvermos as coisas sem que cause arrependimentos e problemas futuros. Neste caso, por exemplo, qualquer instituição pública e privada deve ter registro na prefeitura para ser construída. Seguindo isto, requer engenheiros, mão-de-obra qualificada, excelente material de construção e etc. Houve algum evento corrupto neste processo e basta procurar os envolvidos pra responsabilizar o ato de imperícia. Deus quer que sejamos inteligentes o suficiente pra investigarmos e julgarmos os verdadeiros responsáveis.

Dr. Ulisses (meu professor na época acadêmica de Imunologia) afirmou em aula que um indivíduo normal possui uma quantidade de células no sistema imunológico o suficiente para não ser suscetível à doença alguma. E por que ficamos doentes? Porque as variações no estado de espírito nos deixam anormais e isto contribui significantemente no sucesso tanto na atividade quanto na produção destas células.

O Estado de Espírito, quando usado muito bem pelo fictício Vermebile, pode deixar agente com cara de idiota e também acamado em cima da cama. Não sei ao certo se isto vai funcionar, mas toda vez que eu precisar tomar alguma atitude, e meu estado de espírito não estiver ao meu favor, eu vou tentar me trancar no quarto e gritar de frente ao espelho bem alto: FITAFUSO VAI A MERDA!

Preciso confessar mais coisas: não gosto de ler (vocês já sabem), não sou mais fã do picolé, e adoro fazer vocês lerem.

TARCISIO MARCHIORI JUNIOR


2 comentários:

  1. Oi Tarcísio!

    'Fitafuso vá à merda' está muito bom.
    Daí dá para concluir que você não gosta de ler, mas gosta de escrever. :)

    Um abraço!

    Raife

    ResponderExcluir
  2. Phodástico!
    Nao sabia que vc tinha blogue. Precisamos criar uma comunidade na jempa, para divulgar nossos blogues né. Acho que iso nao seria apagado kkk.

    Um abraço.
    Inté!

    ResponderExcluir