quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Santa Maldita Sexta-Feira

Amanhã é sexta-feira - dia mais cobiçado do Brasil. Ele é o mais nobre da "semana útil". Mesmo que eu esteja de plantão por todo sábado e domingo (o convencional final de semana), ainda crio sobre este dia uma expectativa transcendental. É o tipo do dia que consegue ultrapassar os limites ordinários. Só pra constar, já foi canonizado em Sexta-feira Santa e já foi amaldiçoado em Sexta-feira 13. É neste momento semanal em que inconscientemente sentimos no âmago aquele suspense de que vai acabar a tortura e que algo gostoso irá começar. É na sexta que se faz a colação do fim de dias chatos, chamados de úteis, em começo dos dias massa, conhecidos como final de semana.

O único "dia-útil-chato" que pode ser considerado mais ou menos legal é a quinta-feira, pois é ela quem nos apresenta a danada da sexta-feira. Primeiro você fica lá, de longe, na "coruja", esperando se aproximar. Enquanto a sexta vem, na surdina, a quinta vai passando também em ritmo sutil, interagindo os acontecimentos para melhor ajudar-nos a planejar as coisas para o fim-de-semana. É provado cientificamente, entre os verdadeiros boêmios, de que o final de semana não começa no sábado, e sim na sexta, depois que acaba o expediente. A quinta faz parte dos dias chatos, mas ela precisa existir. É na quinta que as coisas começam a ser planejadas. É neste dia que muitos começam a ligar pra saber o que você vai fazer com a sexta-feira. E você se pergunta, meio desacordado e embriagado com a ideia de se divertir muito: "Nossa?! Está tão na cara assim que eu estou caidinho pela sexta?". Quando ela chega bem pertinho de você a ponto de você conseguir sentir seu cheiro, além de teus joelhos fraquejarem e vir aquele frio na barriga, você se sente com outros ânimos. Até perde-se aquela timidez pegando-a numa laçada e grita efusivamente: "Yahooo! Do meu lado você não sai!".

Mesmo com aquela decepção de que a sexta não começa como o sábado, pois assim como nos outros dias úteis, temos que acordar cedo. Depois, vamos ao serviço para tratar de todas as situações importantes, me refiro sobre as coisas que não podem ser deixadas pra segunda-feira (e que você ficou protelando a semana inteira) e, por fim, nem sempre passa tão rápido como imaginamos. A sexta tem esta probabilidade de ser o dia mais estressante por causa disto. Entretanto, a decepção não dura muito tempo, pois você está de cara-a-cara com a sexta, que nos alimenta com o suspense e nos enche de energia por saber que daqui algumas horas vem chegando o fim de semana.

Então, tudo é festa!

Lembre-se que tudo que é feito com moderação e com responsabilidade a frequência de se repetir várias outras sextas com força, saúde e paz será bem grande. Uma boa quinta pra todos vocês e não roam as unhas de ansiedade.

TARCISIO MARCHIORI JUNIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário